Classificados

  • VENDE-SE Trator Jonh Deere 6120

    VENDE-SE

     

    Trator Jonh Deere 6120

    Com todas as alfaias necessárias à actividade agrícola

     

    Contato - 969980408

    0€


     

    Formação de Preparadores & Manejadores de Animais da Raça Holstein-Frísia para Concurso 2015

     

    Após uma bem-sucedida formação de 23 jovens no passado mês de Dezembro de 2014, a Associação Agrícola da Ilha Terceira (AAIT) apostou uma vez mais na formação dos seus associados e filhos dos mesmos com a realização de um curso de preparadores e manejadores de animais da raça holstein-frísia para concurso, desta vez destinado a maiores de 18 anos de idade. Esta formação decorreu entre 9 e 12 de Abril, contou com a presença de 20 participantes e foi ministrada pelos já bastante experientes preparadores de animais Pedro Campos e Celeste Vilarinho, que são presença habitual em praticamente todos os concursos do país.

    A formação começou na quinta-feira dia 9 de Abril com a chegada dos animais durante a tarde à sede da AAIT e pelas 21:00 horas procedeu-se à sessão de abertura pelo presidente e restantes membros da direção, seguiu-se a apresentação dos formandos, formadores e criação dos grupos de trabalho.

    Na sexta-feira e no sábado o dia começou com a lavagem dos animais e limpeza das camas pelas 9:00 horas da manhã, sucedendo-se a alimentação dos animais por volta das 10:30 e uma aula de tosquia por volta das 11:00. Depois do almoço, os formandos procederam à tosquia dos seus animais e por volta das 18:00 alimentaram os animais. Alguns participantes aproveitaram para tosquiar os seus animais fazendo um serão tanto na sexta-feira como no sábado. Não fosse as excelentes condições que a sede da AAIT dispõe para este tipo de eventos e no sábado o mau tempo que se fez sentir tinha ameaçado a continuação da formação. No sábado ainda houve tempo para uma aula de como realizar a tosquia do úbere de uma vaca.

    O último dia de formação começou com a mesma rotina dos dois dias anteriores. Neste dia os formadores deram maior enfase à parte morfológica, dando uma aula de morfologia e classificação morfológica que mereceu grande interesse e discussão por parte dos participantes. Ainda no final da manhã de domingo os formandos aprenderam como fazer os acabamentos ao nível da tosquia da linha dorso-lombar e barriga das vitelas e novilhas, utilizando as lacas, tintas, equipamentos e restantes materiais necessários para este fim.

    Os conhecimentos adquiridos durante a manhã foram aplicados após o almoço com a hora da avaliação marcada para as 14:30.Quanto à avaliação dos formandos, estes foram submetidos a três avaliações: animal melhor preparado, melhor manejador (apresentador) e melhor grupo de trabalho. No que se refere à preparação dos animais, após uma difícil escolha devido ao excelente trabalho feito por todos os participantes, os formadores decidiram entregar o prémio de melhor preparador ao técnico da AAIT Ludgero Pires, merecendo também realce pelo bom trabalho realizado a Raquel Lopes e o Estevão Costa. Seguiu-se a avaliação da forma como os formadores apresentaram os animais na pista do concurso (manejar). Desta vez o jovem Estevão Costa destacou-se dos restantes participantes recebendo o prémio de melhor manejador, ficando Miguel Freitas e Nelson Barcelos em segundo lugar simultaneamente. O título de melhor grupo de trabalho foi entregue ao grupo composto pela Bruna Toste, o António Pedro Simões, Estevão Costa e Ludgero Pires.

    Ludgero Pires recebeu como melhor preparador uma escova e tesoura de preparação de animais, mais uma lata de laca, tinta e abrilhantador. Este prémio foi financiado pela Cooperativa Agrícola de Serviços “União Sebastianense”. Pelo título conseguido, Estevão Costa recebeu uma cabeçada de apresentação de animais, prémio este que foi gentilmente cedido pela empresa de inseminação artificial Lilás Prado de Américo Teixeira.

    Como nota final, importa destacar toda a motivação e empenho que os formandos demonstraram durante os dias do curso, agradecer a todos os que de uma ou outra forma contribuíram para a realização deste evento e destacar a presença de mais três técnicos da AAIT neste tipo de formações (Maurício Toledo, Dino Mendonça e Ludgero Pires), enriquecendo assim a capacidade técnica que esta associação dispõe para os seus associados.

     

    Lista de Participantes:

    - António Pedro Simões

    - Bruna Toste

    - Cláudio Batista

    - Dino Mendonça

    - Estevão Costa

    - Fábio Toste

    - Francisco Hildeberto Ávila

    - Gisele Fanfa

    - João Pessoa

    - José Fagundes

    - Ludgero Pires

    - Marco Enes

    - Maurício Toledo

    - Miguel Freitas

    - Nelson Barcelos

    - Raquel Lopes

    - Ruben Branco

    - Sérgio Enes

    - Tiago Ponciano

    - Vasco Costa

     

     


    Oportunidades e vantagens exclusivas para os nossos estimados associados